O QUE VOCÊ PROCURA?

quinta-feira, 28 de março de 2013

Igreja, lugar de doentes.


Muitos dentro da igreja são presos a regras e ao legalismo. Estão mais preocupados em apontar os erros dos outros ou julgar alguém, por não seguir e não praticar determinadas ‘ordens ditadas’, ou ainda pior, muitos estão dentro da igreja por medo de ir pro inferno, estão aprisionados, e não servem a Deus por amor, e sim por medo, e essa é uma triste realidade. Se prendem a doutrinas e tornam-se legalistas a ponto de esconder seus erros por trás de máscaras, passam a viver como sepulcros caiados, “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Mateus 23:27”. Julgam ser melhores em tudo, tentam passar uma ‘falsa espiritualidade’, para que assim atraiam as atenções para si.

Deus não precisa que você sirva mais, que você cante mais, ore em línguas estranhas, pule, salte ou rodopie, para provar que você é mais espiritual do que seu irmão, ele não se importa se você usa uma roupa comprida, um cabelo aos pés, não joga futebol ou não vai a praia “porque isso é coisa do mundo”. “Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra. Isaias 66.2”

Além de uma aparência, Deus deseja que seu coração seja puro e santo "...porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração."1 Sm.16:7, e que isso venha a refletir em suas atitudes, em seus gestos,  Em pegar um mendigo dar de comer, ou oferecer um banho, em abraçar uma prostituta, um homossexual ou um drogado, em demonstrar amor por aquele que todo mundo despreza.  Foi isso que Jesus Cristo fez. Ele ama o pecador, mas abomina o pecado, ele mostra o Caminho e perdoa, quando há arrependimento. “Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel? Ezequiel 33:11” 

Meus amados, ao contrário do que pensam, a igreja é lugar de gente imperfeita e cheia de defeitos, onde eu me incluo. Sou alguém podre, cheia de pecados, mas que busca se santificar sempre, que luta todo dia contra carne, sou insensível e egoísta, alguém que precisa amar mais as pessoas independente do que são ou do que fazem, isso que Jesus Cristo fez e faz, ama além do que somos. E essa é a verdadeira essência do evangelho e do cristianismo, amar, sem restrições, ir além das possibilidades, renunciar seu bem estar em prol do próximo. É parar de apontar o dedo pra julgar, e sim abrir os braços para acolher o ferido, o sujo, o amaldiçoado.

Em Lucas 7.36-50 podemos observar um exemplo claro disso, enquanto Jesus perdoa a pecadora que ungiu seus pés, e os fariseus os julgam por tá tomando tal atitude. Ele não se importou com o que os fariseus falavam, ele amou aquela mulher, olhou além de suas falhas e pecados e a perdoou. “E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz. Lucas 7:44-50 

Sendo assim, não permitam que o farisaísmo e o legalismo tomem conta de você a ponto de se tornar insensível as coisas ao seu redor, a necessidade do seu próximo. Se dispa de ‘doutrina prisioneiras’, e viva o evangelho genuíno e agradável ao Senhor. Ame mais, se doe, abrace, chore junto, cuide mais, e julgue menos. 

Deus os abençoem!
 




2 comentários: