O QUE VOCÊ PROCURA?

domingo, 2 de outubro de 2011

O Sapo e o Escorpião

Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. 
O escorpião vinha fazer um pedido:
"Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?"
O sapo respondeu: "Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralizado e vou afundar."
Disse o escorpião: "Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos."
Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio. 
No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.
Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: "Por quê? Por quê?"
E o escorpião respondeu: "Por que sou um escorpião e essa é a minha natureza."


Olá! Graça e paz a todos que lêem esse post hoje... É sempre muito bom escrever para vocês e compartilhar das coisas do meu coração e dos pensamentos tenho quando o Senhor fala comigo. Eu gosto muito de historias e acho sempre bom usar desses artifícios para esclarecer e ilustrar certos ensinamentos que Deus traz para nos.

A historia é curtinha e bem simples, mas possui um ensinamento muito profundo sobre a natureza humana e sobre as tentações do homem, é algo que acontece com as nossas vidas e muitas vezes ignoramos a sua realidade.
A parábola do sapo e do escorpião é fantástica, sempre gostei dessas historia desde a primeira vez que a ouvi em uma serie da Tv, em que um policial falava com um bandido sobre sua natureza violente e maligna, e depois em uma musica da banda catedral e guardei seus ensinamentos para mim em meu coração.   

Tudo começa quando o escorpião pede para atravessar o rio nas costas do sapo que logo nega alegando que o escorpião o picaria. Vemos a sensatez do sapo, vemos que ele julgou a situação baseado na natureza do escorpião, ele viu que o escorpião agiria como um escorpião, o que seria normal, natural, pois ele é um escorpião.
Essa sensatez do sapo é aplicada também com o homem, o pecado na vida do homem sem Deus é algo natural, assim como é também o desejo da nossa carne, Jesus disse: “O espírito esta pronto, mas a carne é FRACA”, e ela é fraca porque sempre desejara o pecado e nunca oferecera resistência a ele.     
O Julgamento do sapo deve ser sempre o nosso julgamento, assim como o escorpião o picaria quando estivessem no caminho, a nossa carne também desejara o pecado quando sentir o seu cheiro doce de morte.
Apesar de sabermos que o sapo sabia e de pensarmos como ele, tomamos a mesma decisão que ele tomou, assim como o sapo cedeu pela lógica do escorpião, nos acabamos cedendo aos engodos do pecado, acabamos acreditando na conversinha doce e maliciosa de satanás e nos entregamos ao pecado.
O escorpião disse: ”Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos”, e a nossa carne diz: “ Vai lá, vai ser bom e vai te dar prazer, ninguém vai ficar sabendo e quando você quiser parar você para”, e nos acreditamos na conversa de satanás que nos tenta a aceitarmos no erro.
Vemos o trágico desfecho dessa historia quando o escorpião acaba ferroando o sapo nas costas quando eles ainda estavam no meio do rio, e eles acabam afundando e morrendo, e o sapo antes de submergir pergunta ao escorpião o porque dele ter feito isso, e ele lhe responde que estava seguindo a sua natureza traiçoeira.  

Assim acontece conosco quando cedemos às tentações, se dormimos com cachorros acabamos acordando com pulgas, não podemos chamar o pecado para dançar e não ser influenciado por ele, sempre afundaremos se levarmos o escorpião do pecado em nossas costas, pois ele, uma hora ou outra nos ferira.

Não brinque com o pecado e nem ache que você é forte em si mesmo para vencê-lo e parar de cometê-lo a hora que bem entender, pois, se você brincar com ele acabara afundando como aconteceu com o sapo.

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário