O QUE VOCÊ PROCURA?

domingo, 16 de outubro de 2011

A formosura do coração

                                          

“Não seja o adorno as esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porem o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.” I Pe 3: 3-4
Graça e paz meus irmãos... Como estão vocês? Eu estou bem e estou escrevendo para vocês de um retiro espiritual da igreja batista getsemani com a minha namorada na igreja do meu sogro em Lucena... Estou sentado na varanda olhando para o mar e escrevendo mais um post.... Pense numa vida difícil!!!! Kkkkkk.
Pois bem, vamos ao que importa, se você é homem e leu o versículo introdutório e acha que eu vou falar somente para mulheres hoje, você esta completamente enganado meu caro amigo, esse post é para homens e mulheres, basta ter um coração, e eu creio que você tenha um.
Apesar deste texto escrito pelo apostolo Pedro ser dirigido diretamente para o trato das mulheres com os seus esposos, ele fala muito mais do que podemos imaginar, ele vai muito mais além de “jóias e adornos”, ele fala do coração, de prioridades e fala sobre responsabilidades.
O texto é bem claro e objetivo, ele fala de um NÃO e de um SIM bem grande a respeito dos nossos objetivos e tratos no que diz respeito ao coração, e é sobre isso que falaremos hoje e gastaremos um tempo com isso.
Vamos, sem mais delongas, começar pelo NÃO do texto. O apostolo Pedro é bem claro sobre o que não deve ser a prioridade de nossas vidas, ele diz claramente que não devemos buscar como adorno, ou seja, enfeite, aquilo que lhe é exterior, ele esta dizendo que não devemos buscar o status, a fama, o prestigio, o reconhecimento, os méritos, as medalhas e etc.
Os adornos servem para embelezar e chamar a atenção das pessoas para aquilo que estamos usando, o adorno é uma peça extra que é usada para ressaltar aquilo que já existe, a beleza, ou disfarçar aquilo que queremos esconder por vergonha ou timidez.
Pedro diz que não devemos buscar usar como adorno essas coisas exteriores, não devemos usar como adorno a nossa sala de troféus, nem nossos empregos, nem nosso status, nem nossos filhos, nem nossos cursos nem nada vão e corruptível, as coisas desse mundo não podem ser prioridades em nossa vida.
Muitos de nos estão buscando como adorno do nosso coração coisas corruptíveis e perecíveis, mais isso não trará “beleza” nem cuidara do nosso coração, isso é caracterizado como vaidade e ostentação de coisas fúteis. Não podemos tentar embelezar a Cristo com os nossos méritos e nem com aquilo que produzimos com a nossa carne.
Costumamos inverter as prioridades e nos dedicar mais as coisas terrenas do que as coisas espirituais, e o apostolo Pedro combate isso dizendo que não devemos buscar a formosura do nosso coração nas coisas terrenas, mais nas coisas espirituais.
O SIM é para as coisas espirituais, ele esta dizendo que a formosura do coração reside na busca da humildade e da mansidão, o nosso testemunho não pode ser baseada em ostentação de coisas materiais e de atributos da carne, o que deve chamar atenção em um cristão é o seu coração formoso e cheio da graça do espírito Santo, não seu status, não suas condições materiais, mas as mudanças feitas pelo Santo espírito em sua vida.
Em gálatas vemos uma lista grandiosa sobre as características do fruto do Espírito Santo, é isso que devemos almejar, as coisas espirituais devem ser prioridades em nossa vida, não as coisas materiais, pois são elas que tornam o coração formoso e atrai a atenção do ímpio, não são as riquezas, mais a obra do Santo Espírito em  nossos coração.
Aquele que quer dar um bom testemunho e ter um coração admirável diante dos homens, este deve buscar a formosura do seu coração, e isso só é alcançado através da obra do Espírito. Este deve buscar a humildade e a mansidão do Nosso senhor Jesus Cristo para a formosura do seu coração.

Deus os abençoe. 

Um comentário:

  1. Amém Rafa ...
    Glória a Deus por tua vida!
    A verdadeira formosura de coração é alcançada somente por meio da obra do Espírito Santo em nós...
    Tremendo!
    Que Deus continue abençoando você.

    ResponderExcluir