O QUE VOCÊ PROCURA?

terça-feira, 29 de março de 2011

Aprendendo com a obediência de um pescador



Hoje resolvi escrever sobre essa passagem que é bastante conhecida e muito linda, pois ela fala sobre um dos milagres realizados por Deus enquanto esteve em carne aqui na terra, e ela nos traz grandes lições.
Eu reli essa passagem algumas vezes e em uma delas eu tentei me colocar na condição de Simão Pedro, tentei me ver naquele contexto, e percebi que já passei por situações semelhantes (percebam o plural) e posso afirmar com quase que 100% de certeza que a maioria dos Cristãos já passaram ou passam também por essas situações, o diferencial se encontra exatamente nas escolhas que cada um de nós ira tomar diante das circunstâncias e juntamente com as escolhas vêem a conseqüências dela, através de Pedro notamos que ele fez as escolhas certas, vou descrevê-las em dois pontos.
Primeira característica que eu achei muito interessante nesse texto é que quando lemos os primeiros versículos não temos a certeza do propósito daqueles barcos estarem na beira do mar, nem o que aqueles homens fazendo, nem tão pouco que horas estava acontecendo aquela cena, apenas deduzimos algumas coisas, o que podemos afirmar com certeza (pois o texto nos diz) é que Jesus decidiu subir em um dos barcos, no caso o de Simão Pedro, e pediu que o mesmo os levassem um pouco mais pra dentro, e este assim o fez. Somente nos versículos adiante percebemos que Simão havia passado a noite inteira em claro na tentativa de pescar alguns peixes.
Sim mas o que tem tudo isso haver? Tem TUDO haver!
 Se você tivesse passado a noite em claro tentando pescar e não tivesse conseguido absolutamente nada, você iria querer fazer o que ao chegar na beira do mar? Ir pra casa, é ÓBVIO! E não voltar para o mar com um Senhor que você mal conhece... “Ah, mas isso nunca aconteceu comigo, eu não sou pescador!” Não você não é um pescador, assim como Pedro não era advogado, estudante, músico, desempregado, o que quer que você seja, Pedro era Pescador, e enquanto pescador ele renunciou aquilo que ele tinha de desejo no coração simplesmente pra servir o mestre, ele tinha duas opções simples, ir ou não ir, e ele escolheu ir.
Isso que aconteceu com Pedro acontece em nosso dia a dia quando temos que simplesmente fazer escolhas como a dele, veja se você se assemelha a alguma dessas situações: Dia cheio no trabalho, chego em casa, da a hora do CULTO e ai? Vou ou não vou? Mil e uma coisas pra estudar, mil e um trabalhos pra fazer e eu PRECISO ir pra o ensaio, ou preciso conversar com um amigo que ta mal, e ai? Vou ou não vou? Ou mais simples ainda, aquele dia que você só vê a sua cama na frente, vontade imensa de dormir aquele sono gostoso, mas nem tive meu momento com Deus ainda hoje, a ai? Ir dormir ou entrar na presença de Deus?
Quais escolhas você tem feito? Você acha que elas têm sido sensatas? Pedro foi sensato na dele, e veremos as conseqüências dela mais adiante.
A segunda é que o texto nos diz que Pedro passou a noite inteira trabalhando no mar e não conseguiu pescar nada, de fato naquela noite o “mar não estava pra peixe” (kkkkkkkkk....), mas logo depois que Jesus termina de falar, ele olha pra Pedro e diz mais ou menos assim: “... vai pra o fundo e lança a rede pra pescar.” Como assim, pescar? Ele já havia passado a noite inteira tentando pescar e não havia conseguido absolutamente NADA, ele já tinha até lavado as redes pra guardá-la (v. 02). Ai ele olha pra Jesus e diz assim: “Mestre, havendo trabalhando toda a noite, nada apanhamos...”,ele tenta explicar a Jesus que não dava, iria ser uma tentativa frustrada, sem saber Pedro que Jesus já sabia de tudo que havia acontecido e tudo que ainda iria acontecer! O tamanho do problema começa a gerar incredulidade no coração do pescador, mas ele tomou mais uma decisão: “Eu vou arriscar!”, ai ele continua dizendo assim: “... mas sob a tua palavra lançarei as redes.” Simão Pedro mais uma vez tomou a decisão correta, a de obedecer aquilo que Jesus estava lhe ordenando.
Quantos de nós não passamos por uma situação semelhante a essa? Eu já passei por centenas delas, onde o tamanho do gigante simplesmente tomou conta do autor da minha Fé, simplesmente porque as coisas não aconteceram no tempo que eu queria que acontecesse ou da forma na qual eu queria que acontecesse. “Deus, não está vendo o tamanho do Gigante não? Isso jamais vai acontecer!”, “Deus eu cansei de orar por ‘X’ não vai mais acontecer, não tem mais jeito, será que você não enxerga?” ou assim “Deus eu já tentei tanto por esse propósito, já fiz de tudo. Eu já sei não tem mais o que fazer!”.
Assim como Pedro a gente fica querendo mostrar pra Deus a situação, e dizer pra Ele que simplesmente não dá! Mas algo que precisamos entender de uma vez é que INDEPENDENTE da situação ou da circunstância Deus sabe o que aconteceu, Deus sabe o que está acontecendo e Ele sabe o que irá acontecer, e que esse “irá acontecer” é sem duvidas o melhor pra mim, a única coisa que eu devo fazer é me submeter a aquilo que Ele esta me ordenando assim como Pedro fez “É Deus eu acho que não dá, mas eu vou fazer”. Obedecer !

Apesar dele ter colocado o foco no tamanho da problemática ele obedeceu e recebeu os frutos da sua obediência. Como recompensa ele conseguiu pescar além da capacidade de suas redes, ao ponto de que elas estavam arrebentando além de ter que chamar o segundo barco para pegar o restante dos peixes, e a Bíblia ainda nos diz ainda que esses dois barcos ficaram tão cheios que quase afundavam!







Gloria seja dada ao Senhor! Pois assim como aconteceu com a vida de Pedro Ele esta disposto a fazer na nossa também uma vez que nos dispomos a obedecer a Sua voz, entendendo que Ele tem sempre o melhor para nossas vidas, ainda que as circunstâncias ao nosso derredor fale o contrário!

Como diria a minha amiga Veruska: Obediência gera Bênção!
- Deus os abençoe!


Um comentário:

  1. fui ricamente abençoada com esse texto!as vezes é muito dificil fazer a vontade de deus, e quando ela é diferente da nossa é que complica mais ainda mas, como foi dito no texto, "a única coisa que eu devo fazer é me submeter a aquilo que Ele esta me ordenando assim como Pedro fez “É Deus eu acho que não dá, mas eu vou fazer”. Obedecer ! Obedecer a Deus é a melhor opção e escolha! que possamos obedecer sempre e agradar ao nosso Criador! ;)

    ResponderExcluir