O QUE VOCÊ PROCURA?

segunda-feira, 14 de março de 2011

Negue-se


"Dizia todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me"
Lucas 9:23


Esse versículo é auto-explicativo e as pessoas ainda sentem dificuldade em entender... O grande problema do crente é tentar entender coisas que não estão escritas na Bíblia ou até mesmo interpretar determinadas coisas que estão bem claras em seu contexto.
Devemos iniciar a leitura do texto fazendo a seguinte pergunta: Quem dizia a todos? Se observar alguns versículos antes entendemos claramente que quem dizia essas palavras era o próprio Cristo.
Quando Jesus nos diz, quem quiser vir após mim, Ele esta dizendo... Você quer ser meu seguidor? Fico pensando o quão grande é esse ato ... Ser um Seguidor de Cristo... Ser um seguidor de Cristo, é ser um dicipulo dEle. O dicipulo tem um propósito em mente: Ser imitador do Mestre. Quando Ele nos diz no versículo vir após mim, Ele esta nos dizendo, quem quiser, ser meu imitador, note que é uma opção! Dai podemos tirar uma lição, Deus não nos impõe, Ele propõe, a decisão é nossa... Porém nos versos seguintes Ele nos diz que quem decidir por ser um imitador dEle achará a sua vida!
A si mesmo se negue? Teoricamente muito fácil não é verdade? Ah Senhor eu quero a TUA vontade na minha vida SEMPRE... Normalmente é essa a oração do crente não é? Todos desejamos a vontade de Deus, mas será que temos buscado saber qual a vontade de Deus para as nossas vidas? ou estamos simplesmente ouvindo o som do nosso coração e traduzindo ele como a voz de Deus? Exemplo prático? Vamos lá ...
"Tenho plena convicção de que meu relacionamento é da vontade de Deus! Ele (a) só tem alguns defeitos né Deus, afinal quem é perfeito? Ele (a) é um pouco preguiçoso (a), mas quem não é não é verdade? Ele (a) nem é crente, mas o meu chamado né Senhor é o IDE, e pregar, vou evangelizar pra ele (a) né? Ele (a) tem uns problemas com relação a Bíblia, lê ela so de vez em quando... mas quem precisa né? Sei Deus que estou apaixonada (o) como nunca estive e sei que isso é sim de Tua vontade!"
Ou então...
"Senhor muito obrigado (a) por esse emprego, é uma bênção na minha vida, foi o Senhor que me deu, então é Tua vontade não é? As vezes o patrão me manda mentir, mas é justa causa né? A Bíblia não diz pra obedecer aos líderes não é? As vezes preciso fazer uma nota fiscal falsa, mas também Senhor é só obediência! Eu sei que o Senhor entende... porque foi o Senhor que me deu, é Tua vontade, afinal o salário é uma maravilha!"

Entre outros exemplos... O coração do homem, ardente por seus propósitos se torna surdo ao som da voz de Deus!
Jesus nos convida a negar nossa vontade, negar o desejo do nosso coração, a dar um "cala boca" as nossas vontades, a nossa carne ao desejo de pecar, é ter que dizer não, algumas vezes, aquilo que mais sonhamos um dia ter!
Isso é o que quer dizer: negue-se a si mesmo!
Tomar a nossa cruz, é estar disposto a enferentar os espinhos que teremos por estarmos decidindo fazer aquilo que Ele nos chamou, o caminho de Cristo nos leva a Cruz, a vida eterna... Mas até chegar lá enfrentaremos pedras de tropeço, buracos, barrancos e muitas outras coisas que tentarão nos fazer desistir.
Porém nossa esperança deve estar firmada naquilo que Ele nos diz logo em seguida:

"Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará." Lucas 9:24


2 comentários:

  1. Pois isso é um FATÃO...é muito difícil negar a sim mesmo, e tomar a nossa cruz, renunciar tudo por Jesus, será que estamos dispostos?

    ResponderExcluir
  2. É verdade Rê!! será que estamos dispostos de renuciar Tudo verdaeiramente TUDO? Gostei muito do post Deus te abençoe!

    ResponderExcluir