O QUE VOCÊ PROCURA?

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Como assim ??!!





Bom gente,diante da semana pela qual estamos passando (Semana Santa),é muito importante conhecermos e esclarecermos um pouco mais a respeito de seu verdadeiro sentido;as origens e explicações a respeito de seus ‘símbolos’ e etc. Estão acompanhando os post’s?!

Isso é importante para nossa compreensão blz? Vamos nessa?! =D Jesus Cristo é tido pelos cristãos como o Cordeiro de Deus que foi imolado para salvação e libertação de todos do pecado. Para isso Deus teria designado sua morte exatamente no dia da Páscoa judaica para criar o paralelo entre a aliança antiga, no sangue do cordeiro imolado, e a nova aliança, no sangue do próprio Jesus imolado. Portanto,segundo o Novo Testamento, Cristo é o sacrifício da Páscoa. Isso pode ser visto como uma profecia de João Batista, no Evangelho de João: "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo" (Jo 1:29). Como Jesus ressuscitou num Domingo, surgiu a prática de os Cristãos se reunirem aos domingos (literalmente, Dia do Senhor), e não aos sábados, como fazem os judeus (sabbath).Partindo agora para a origem dos ‘símbolos’ dessa época,encontramos o seguinte:- (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos;-os persas, romanos, judeus e armênios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época;

*Ovo de Páscoa: O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data. A tradição de presentear com ovos é muito, muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza - lá eles têm até nome, pêssanka - em celebração à chegada da primavera.Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a resserreição de Jesus- o Concílio de Nicéia, realizado em 325 estabeleceu o culto á data. Na época, pintavam os ovos, (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram mais sofisticados. O rei Eduardo I (900-924) costumava presentar a realeza e seus súditos com os ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na páscoa. Não é difícil imaginar por que esse hábito não teve futuro. Foram necessários mais de 800 anos para que, no século XVIII,confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos de chocolate- iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América. Surgido por volta de 1500 a.C, na região do golfo do México, o chocolate era considerado sagrada pela civilizações Maia e Asteca. A imagem do coelho apareceu na mesma época, associado á criação por causa de sua grande prole.

*A data da Páscoa Cristã: a Páscoa cristã é comemorada (segundo o costume da Idade Média e da Europa) no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera (no Hemisfério Sul, Outono).: a data ocorre entre os dias 22 de Março e 25 de Abril. As igrejas da Ásia, principalmente, acreditavam que devia ser seguida a data do sacrifício do cordeiro em Pessach (14 de Nissan), que seria a data exata da morte de Cristo.Ainda nesse contexto,observamos os significados da

Quaresma(A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia que significa provação. Nesta, fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.),da

Sexta-Feira Santa(é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. A tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte de Cristo) e do

Sábado de Aleluia O sábado Santo, também chamado de Sábado de Aleluia, é o dia antes de páscoa no calendário de feriados religiosos do calendário Cristão. Nas filipinas, uma nação notoriamente católica, este dia se chama sábado negro. O sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa. Na tradição católica, é costume os altares serem desnudados, pois neste dia, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações litúrgicos deste dia são as que fazem parte da liturgia das horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, exceto o da Confissão.

Pentescostes (o oitavo domingo após a Páscoa.É o símbolo do Cenáculo, onde os Apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo, inspirador de todos os seus trabalhos na Igreja).

Corpus Christi ou Corpo de Deus a quinta-feira imediatamente após o Pentecostes. È uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença de Cristo na Eucaristia. É realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da santíssima Trindade ou Pentecostes. É uma festa de “preceito”, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório assistir á Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência Episcopal do país respectivo.Graça e Paz !!! ^^ Abraços a todos ; até + ... =**






Nenhum comentário:

Postar um comentário