O QUE VOCÊ PROCURA?

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A escola do sofrimento...



“Eu desejo que você sofra... Desejo que você seja incompreendido, caluniado, perseguido, que se sinta ofendido, maltratado, esquecido, que passe pelo deserto... Enfim, que você sofra, pois se assim acontecer, esse pesar será prova de que você tem sido verdadeiro discípulo, de que tens incomodado o mundo.” RBS

Essa frase traz certa indignação para quem a lê, mas peço a você que essa compreensível indignação não te impeça de ler esse curto texto ate o final. A escola do sofrimento é riquíssima em ensino para aqueles que passam por tais privações e dificuldades, seja no corpo, na alma ou no espírito.
Há alguns dias atrás eu estava na casa de um amigo e começamos a olhar as fotos da sua viagem de casamento, ele tinha viajado para gramado no sul do país e tinha passado uma semana desfrutando de tudo que aquele lugar poderia oferecer. Enquanto olhávamos as fotos, ele me disse que as ruas eram extremamente limpas e as pessoas extremamente atenciosas e bem educadas, que a arquitetura do lugar era linda e tudo parecia muito perfeito. Eu brinquei com ele e perguntei: “E vocês não viram nenhum mendigo”?”, Ele disse: “Não, num tem”, então perguntei: “ Não tem nenhum menino de rua ou ladrãozinho?”, Ele respondeu: “Não”. Então ele me disse que tudo parecia muito mágico e anestesiante, então paramos um instante e olhamos um para o outro e eu perguntei a ele: “Quem precisa de Deus num lugar desses? Quem se lembra do Senhor nessas situações?“.

 Desse momento tiramos uma boa lição para refletirmos, cidades como Gramado são extremamente bonitas e nos fazem esquecer a realidade do sofrimento e criam um ambiente tão bom e cheio de entretenimento agradável que nunca mais queremos sair dali.

 Ninguém quer passar pelo sofrimento, na verdade queremos que nossa vida seja como um passeio perpétuo pelas maravilhas de Gramado, um eterno momento de alegria e diversão, porem isso é negar a realidade do mundo em que vivemos, é negar que vamos sofrer, pois está escrito: “No mundo tereis aflições...”. Não estou aqui valorizando o sofrimento nem sou masoquista a ponto de sentir prazer neles, mas não posso negar a sua eficácia e como Deus o usa para transformar a nossa vida.

 As tribulações moldam o caráter daqueles que decidem permanecer fieis e purifica aqueles que perseveram piedosamente, os sofrimentos são necessários para o crescimento, costumamos nos queixar da dor que sentimos ao sofrer, mas como dizem: Existe a dor de mudar e a dor de não mudar, na palavra também diz: “Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.” Sofremos em ambos os casos, um resulta em alegria e a outra em morte.
Quando existe algo de errado no nosso corpo, a dor vem nos alertar, vem nos avisar que existe algo acontecendo fora do normal, a dor nesse sentido é um alerta, se não sentíssemos dor quando estivéssemos doentes, como poderíamos nos tratar? Como buscaríamos o remédio correto para nossas vidas?

 O sofrimento nos faz amadurecer, nos faz crescer, nos afia a para a batalha, nos purifica, nos tira do comodismo, nos faz ter uma reação, nos aproxima mais de Cristo, nos faz experimentar o sobrenatural, nos torna mais humanos, nos faz ter misericórdia do próximo, gera identificação com os irmãos, nos revela quem somos... Enfim, muitas coisas boas vem como resultado do sofrimento.

 “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”... Ninguém quer sofrer, mas todo cristão verdadeiro que viver piamente, isto é viver uma vida que agrada a Deus, e isso é impossível sem passar pelo sofrimento, seja em que área for, seja a quebra de relacionamentos, o abandono de costumes e manias, a perseguição do mundo aos santos, a dor física, enfim, as mais diversas aflições que o mundo pode nos trazer.

 Uma das coisas que mais me chama a atenção é que Cristo é mais glorificado no nosso sofrimento do que nas nossas benção!!! Parece estranho isso mais é a mais pura verdade, é muito fácil dar glorias a Deus quando estamos bem e felizes da vida, mas e quando sofremos? E quando padecemos perseguições? E quando somos afligidos? Tanto a igreja quanto mundo quando vê um cristão glorificando e perseverando em situações extremas vê o amor e a fidelidade que temos por esse Deus soberano e isso resulta em gloria para o Senhor todo poderoso.

 Por fim, tenho vivenciado o sofrimento em áreas da minha vida, e tenho visto que minha dependência pelo Senhor aumentado muito, meu desejo pela oração e pela palavra, tenho visto que o meu desejo pela volta do Senhor tem crescido, pois tenho buscado ser fiel e vejo como o mundo não gosta disso, isso tem me feito amadurecer e louvo a Deus pelos meus sofrimentos, sabendo que o que passo hoje não se compara ao que esta por vir!

Deus os abençoe rica e abundantemente.

Por: Rafael Santos

3 comentários:

  1. fui ricamente abençoada com esse post Rafa! Deus falou muito ao eu coração! Louvado seja Ele por ter te usado! meu desejo é que você se permita ser, sempre esse instrumento nas mãos do Oleiro! DTA

    ResponderExcluir
  2. Deus é bom e nos permite viver experiencias dificies mas que ajudam a outras pessoas a caminharem na fé!!!Fico feliz por abençoar outras vidas, afinal é bem melhor dar do que receber!

    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Amém,Rafael ! Seu post é de uma edificação tremenda ... Pura verdade o fato de muitas vezes nos 'chegarmos mais a Deus' em momentos difíceis ... Que Jesus continue te usando Rafael!

    ResponderExcluir