O QUE VOCÊ PROCURA?

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A tentação do Salvador


Paz do Senhor, amados irmãos.

Meu nome é Petrus Henrique, sou namorado de Renata Clemente uma das colunistas deste blog e mais uma vez tive o prazer de ser convidado para está escrevendo aqui para vocês.

A passagem que irei abordar hoje é bastante conhecida de todos, sendo esta a tentação de Jesus por Satanás.

Aparentemente uma passagem bastante “simples”, mas que se analisarmos profundamente teremos ensinamentos profundos sobre alguns pontos importantes para nossa vida cristã. Dentro da minha limitação de leigo, tentarei abordar alguns destes pontos neste post.

1° Satanás é “malicioso” (Verso 3). Malicioso é um termo usado em alguns lugares para designar não só que tem más intenções, mas também os que têm os “migués” da vida. “Fulano tem a malícia pra conseguir fazer isso e aquilo”. Pois é, Satanás é doutorado em tentação, acredite você não será a primeira pessoa que ele tenta e nem a última. E a primeira arma que ele usou com Jesus Cristo, que pode usar com certeza em você, é o fato do homem ter uma queda pelo desafio pessoal. “Se és filho de Deus”. Ele ta quase que dizendo “Prova que tu és filho de Deus e faz isso”, “Prova que tu és homem de verdade e fica com essa menina aí”, “Prova que tu és mais forte e toma só mais um copo, cheira só mais uma fileira, fuma só mais um cigarro...”

2° Satanás nos tenta com o que mais queremos e/ou gostamos (Verso 3). Não só isso, mas também fica claro que ele espera o momento mais oportuno. Jesus depois de jejuar quarenta dias deveria está com uma fome “gigaenorme”, como diria minha amada, e com certeza comer era a maior necessidade dele, enquanto homem, naquele momento.

Satanás não teve dúvidas, e fez a oferta extremamente tentadora. E é dessa mesma forma que ele age também hoje em dia, é quando estivermos necessitados que ele fará a proposta, não pensem que ele irá esperar a hora que estivermos mais firmes para nos tentar. Ele é sagaz e astucioso, um ser milenar, que todas as coisas que puder fazer para você cair, ele fará, e uma dessas coisas é esperar o melhor momento.

Outra coisa que fica claro é que a oferta feita em hora oportuna é também extremamente apropriada. A bíblia diz que Jesus TEVE FOME, ora, Satanás poderia muito bem dizer para ele transformar as pedras em copos com água, ou poderia transformar alguma pedra grande em uma bela cama para descanso, ou vocês acham que Jesus também não estava cansado e com sede depois de quarenta dias no deserto? É, estava, mas com certeza a maior necessidade dele naquele momento foi de alimento, e Satanás veio com a tal proposta aparentemente irrecusável “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”.

Meu amado, se você gosta de manga, Satanás vai lhe dar uma manga bem grande, doce e vermelha para você se acabar nela. É um erro pensar que só porque vem de Satanás é ruim, ruim? A carne ADORA! Resta saber quem você quer ter como parâmetro de bom ou ruim, a carne ou o espírito? (Gálatas 5:16)

3° Satanás conhece a bíblia (Verso 6). E faz uso dela também para nos tentar. Não se engane, Satanás é dotado de inteligência e com certeza conhece a bíblia de capa a capa. Você já parou pra pensar nisso? Aquele que assumimos como inimigo de nossas almas, conhece mais a Palavra de Deus que nós mesmos que dizemos segui-la?

É uma contradição e tanto, hein? É impossível você operar uma máquina sem o manual, Satanás sabe o seu manual e você? Também sabe?

4° Satanás não tem pleno conhecimento da bíblia apenas, mas o usa do jeito que lhe convém (Verso 6). Já foi dito que Satanás conhece a bíblia e tal, mas e se eu lhe disser que ele também usa do jeito que lhe convém, você ficaria surpreso? Acho que não, isso é um pensamento que qualquer um na posição dele faria, mas me diga, como você saberia que ele está usando do jeito que convém caso você não tiver conhecimento também da mesma?

Satanás cita uma passagem do VT que se encontra em Salmos 91:11,12. Porém este suprime uma passagem. Vamos ver?
Meu amigo, meu irmão, me responda uma coisinha simples... você acha que está seguindo seu caminho, o caminho que Deus determinou para você enquanto cristão, caso vá na “onda” de Satanás? Não vou responder esta pergunta, você mesmo terá que responder e tirar sua própria conclusão.

Deus não tem obrigação de lhe proteger quando você se desvia do seu caminho, Ele até pode caso queira, mas não prometeu em quanto nenhum na bíblia que vai fazer isso. Coloque o risco na conta de Satanás se quiser tentar a sorte.

5° A Palavra de Deus tem toda autoridade para repreender a qualquer tentação (Verso 4, 7 e 10). Já passou pela cabeça de vocês que Satanás estava tentando o PRÓPRIO DEUS? Pois é, o PRÓPRIO DEUS abdicou da sua autoridade como Senhor de todo o universo e utilizou da sua palavra revelada aos homens para repreender Satanás naquele momento.

Quem teria maior autoridade? A Palavra de Deus revelada aos homens ou o próprio Deus? Obviamente Jesus, como próprio Deus, teria mais autoridade, porém, este usou a Bíblia provando que ela tem também toda competência para repreender tentações de quaisquer tipo, mesmo que seja do próprio Lúcifer, o qual foi o seu tentador na ocasião. Agora me responda, como você quer alimentar o espírito, como você quer superar tentações, como você quer testificar do Senhor Jesus Cristo se você não conhece A Palavra?

Se você quer tudo isso e não tem e nem tenta ter intimidade com A Palavra do Senhor, você está sendo comparado ao cara que quer muito passar em um concurso e fica de bunda para cima o dia todo sem estudar para passar. São pontos de orbitas diferentes, espiritual e física, mas o exemplo é totalmente pertinente neste caso. O problema é que em um você deixa apenas de passar no concurso, e no outro você coloca sua VIDA em risco.

Pra deixar claro, Jesus NAQUELE MOMENTO teria mais autoridade que a Palavra de Deus. Não se pode achar que o que Deus fala hoje para as pessoas tem mais autoridade que a Palavra dele, ambas estão em um mesmo patamar, e se o q      ue “Deus falou” for de encontro a Bíblia, é porque não foi Deus quem falou.

6° Depois da tentação vem a benção (Verso 11). Esse com certeza é o melhor ponto da passagem que pode ser tirado rsrs. O Senhor nunca vai você deixar passar por uma tentação que não consiga resistir, nunca (I Co 10:13) ! Ele seria o primeiro a se colocar na frente caso percebesse que você não resiste, é só ler a história de Jó e testificar isso. E como também na história de Jó, depois da tentação, o Senhor Jesus recebeu a benção do Pai: os anjos vieram e o serviram.

Você quer receber a benção de Deus? Quem é crente de muito tempo, certamente conhece algumas expressões como “Quanto maior o Deserto, maior a vitória no final dele” ou “O deserto é a escola do Senhor”. E sabe o que essas expressões têm de erradas? Nada! Depois de uma tentação (Mateus4:11) e de uma provação (Tiago 1, 12) O Senhor, nosso Deus, sempre derramará as suas bênçãos.

Conclusão.

Não gosto de ser formador de opinião, e por isso quero deixar que vocês próprios tirem suas conclusões sobre os temas aqui tratados, principalmente sobre a importância da leitura da palavra, que retomando, é alicerce para uma vida cristã sadia, alimento para o espírito, para o novo homem que habita dentro de nós.

Grato mais uma vez pelo convite. Até a próxima, espero que este post tenha sido edificante na sua vida.

Petrus Henrique, amado de Renata Clemente. ;P



2 comentários:

  1. Fui extremamente abençoada com esse texto... muito claro o exemplo de Jesus, ao resistir a tentação. Ele resistiu porque ele tava em sintonia com Pai, com um relacionamento íntimo com Ele! acredito que da mesma forma, podemos resistir nossas tentações quando mantemos um VINCULO INTIMO com o Pai. Quando resistimos as tentações, estamos também resistindo ao diabo, e ele acaba que se afastando da gente!(biblia).
    Muito bom seu texto Petrus, obrigado por colaborar um pouco com agente! Deus continue te usando e te abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto,Petrus.
    Muito forte!
    Fui abençoada.
    Que o Senhor continue usando tua vida ...

    ResponderExcluir